Notícias

Clube Manoel de Abreu de Araçatuba

08/07/2019

Os alunos e aperfeiçoandos da Documenta e Med - Medicina Diagnóstica, parceiras do Centro RDI de Ensino / MEDIG - Soluções e Ensino em Diagnóstico por Imagem, também marcaram presença no renomado Clube Manoel de Abreu de Araçatuba - 2019. 


A cidade é conhecida como “Cidade do Boi Gordo”, apelido que conquistou nos anos 60 por ser naquela época o maior centro produtivo de gado de corte do estado de São Paulo. O anfitrião da cidade, Dr. Luiz Riani, sempre prepara um encontro especial para o Clube Manoel de Abreu, que tem por objetivo promover a integração e o congraçamento de médicos radiologistas, notadamente de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com discussão de casos clínicos e aulas didáticas.


Neste evento que ocorreu 28 a 30 de junho, a Dra. Denise Fabri Engracia Mello, do terceiro ano de especialização médica, se destacou por apresentar um caso de Pneumonia Intersticial Usual (PIU) associada a Adenocarcinoma de Pulmão. Este distúrbio neoproliferativo do pulmão pode estar associado com adenocarcinoma de pulmão em até 15 % dos casos. Assim, é importante lembrar sempre que atrás de uma PIU pode estar um adenocarcinoma, e deve-se alertar o clínico quando a evolução não é favorável. O orientador foi o Dr. Marcus Vinicius Valentin. Com a apresentação deste caso a Dra. Denise ainda foi premiada pela Sociedade Paulista de Radiologia com o primeiro lugar.


Um outro caso ainda foi apresentado pela Dra. Larissa Grazielle Souza Ribeiro, do segundo ano de especialização médica, mais uma vez mostrando que a área de educação é de grande interesse para as instituições, Documenta e Med - Medicina Diagnóstica. Ela levou para apresentação um caso de Tumor Teratoide / Rabdoide Atípico (ATRT). Trata-se de um tumor embrionário altamente agressivo do sistema nervoso central, classificado como tumor grau IV pela Organização Mundial da Saúde - OMS, visto principalmente em crianças menores de três anos. O orientador foi o Dr. Rafael Gouvea G. de Oliveira.


Por fim, fica o nosso agradecemos especial aos professores, alunos, organizadores e participantes, que há décadas fazem parte da história do Clube Manoel de Abreu e de seus encontros.



Voltar