Notícias

Clube Manoel de Abreu São José do Rio Preto

01/04/2019

Os alunos e residentes da Documenta e Med - Medicina Diagnóstica, parceiras do Centro RDI de Ensino, marcaram presença no Clube Manoel de Abreu, agora na cidade de São José do Rio Preto. O município é conhecido pela sua tradição cultural, como artesanato, teatro, música e esporte.


Neste evento que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de Março de 2019 o caso que representou o Centro RDI de ensino foi apresentado pela Dra Denise Fabri Engracia Mello, do terceiro ano de especialização da Documenta: Aneurisma de Rasmussen. Trata-se de um pseudoaneurisma da artéria pulmonar secundário a tuberculose pulmonar, sendo um fenômeno raro, com incidência maior em adultos jovens e homens. A particularidade do caso é que os exames de imagem mostraram o aspecto típico da doença: o sinal do crescente aéreo, que é uma coleção de ar em forma de crescente que separa a parede da cavidade de uma massa interna, além de ser um nódulo com realce intenso após a administração de contraste. Portanto destacamos a importância do reconhecimento imediato do aneurisma de Rasmussen, já que em 85% dos casos descritos na literatura, o diagnóstico é feito tardiamente, com o paciente em instabilidade hemodinâmica, impedindo a escolha de modalidades investigativas e abordagens terapêuticas comuns, como a embolização urgente da artéria pulmonar, ocasionado em mau prognóstico.


Com a apresentação deste caso a Documenta e Med - Medicina Diagnóstica mais uma vez foram muito bem representadas neste importante encontro que tem por objetivos a troca de conhecimento, a integração e o congraçamento de médicos radiologistas, notadamente de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Além disso, a Dra Denise Fabri Engraçia Mello foi premiada com passagem e hospedagem para participar do Congresso Argentino de Radiologia.



Voltar

Galeria