Aperfeiçoamento médico nível 1 (A1) em radiologia e diagnóstico por imagem - Documenta 2019

Aperfeiçoamento Médico

Informações

Inscrições: aguardar datas do próximo processo seletivo (2018/2019)
Prova: aguardar datas do próximo processo seletivo (2018/2019)
Início do aperfeiçoamento: 01 de Março de 2019
Certificação pela Documenta
Especialização médica

Mais informações: 16 3632 0239 ou via e-mail cursos@documenta.com.br

Coordenador

Euclides Berti Passetto/CRM-SP 126.417 - Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia

Sobre o Curso

Detalhes do curso:
Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnósticos por Imagem
• 8 (oito) vagas disponíveis para curso com duração de 3 (três) anos.
• Área: Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
• Seleção: por meio de prova escrita, oral e análise de currículo. Formação na área de Radiologia Geral, Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia Computadorizada espiral e multi-slice e Ressonância Magnética.
• Exames realizados sob supervisão de médicos preceptores.
• Programação teórico-prática diária, das 06:30h às 19:00h.

• No primeiro ano, o A1 acompanha o serviço de radiologia, aprendendo a interpretar exames radiológicos simples e contrastados. Os aperfeiçoandos se revezam nas unidades da Documenta, tanto em Ribeirão Preto como fora de Ribeirão Preto (Unidade Sertãozinho e Unidade Jaboticabal), além de hospitais parceiros da cidade e região. Nos primeiros meses, aprenderá a manusear o aparelho de Tomografia Computadorizada, bem como interpretar exames tomográficos em geral. Haverá plantões à distância ou no local, divididos igualitariamente entre os aperfeiçoandos, que podem abranger as unidades da Documenta e os hospitais parceiros, da cidade e região. O A1 também inicia o aprendizado em ultrassonografia. Além disso, participam de cursos de imersão em Tomografia Computadorizada e Ultrassom.

• O A2 aprofunda o aprendizado em ultrassonografia, tomografia e radiologia geral, inclusive frequentando unidades voltadas para maternidade e saúde da mulher. No segundo ano, inicia-se também a capitação em mamografia e densitometria, que inclui o preparo em interpretar exames, bem como punções estereotáxicas e core biópsia. Haverá plantões à distância ou no local, divididos igualitariamente entre os aperfeiçoandos, que podem abranger as unidades da Documenta e os hospitais parceiros, da cidade e região.

• O A3 realizará agendas de ultrassom e inicia o aprendizado em Ressonância Magnética, abrangendo todas as áreas (cabeça e pescoço, corpo, músculo-esquelético, mama, neurorradiologia, a realização de artroressonância). Haverá plantões à distância ou no local, divididos igualitariamente entre os aperfeiçoandos, que podem abranger as unidades da Documenta e os hospitais parceiros, da cidade e região. Participam também de curso de imersão em Ressonância Magnética.

• Participação em reuniões, congressos e reuniões mensais (Clube Manoel de Abreu, por exemplo) são estimuladas.
• Reunião geral obrigatória do serviço todos os dias, às 06:30h e/ou 18:00h, com discussão de casos, com aulas teóricas e seminários.
• O aperfeiçoando participa ativamente de todas as atividades teórico-práticas, inclusive em trabalhos científicos.
• Os equipamentos da Documenta são de alta qualificação técnica, com todos os métodos de imagem exigidos atualmente.

O aperfeiçoamento de Diagnóstico por Imagem da Documenta é reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), portanto tem significado de igualdade com os serviços de residência credenciados pelo MEC, junto ao CBR. O serviço dispõe de 8 (oito) vagas para aperfeiçoando por ano e tem duração de 3 (três) anos ininterruptos. Lembramos que o critério do CBR para inscrição na prova anual de título é ter cursado residência reconhecida pelo MEC ou aperfeiçoamento reconhecido pelo CBR, ou comprovar ter exercido a prática da radiologia por 6 (seis) anos com carta assinada por 3 (três) membros titulares do CBR.

Euclides Berti Passetto - Membro Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia
Coordenador do curso
CRM-SP 126.417
e-mail para contato: cursos@documenta.com.br
fone: (16) 3632-0239


Mais experiência para o capacitando

- Softwares avançados de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassom, Raios X Digitais e Mamografia ampliam o conhecimento e colocam o aperfeiçoando em contato com as tecnologias mais modernas.

- Exames com anestesia em hospital que segue as regras de "Acreditado Pleno".

- Equipe médica especializada e com titulações acadêmicas.

- Acesso a várias unidades Documenta que ficam em anexo a importantes hospitais de Ribeirão Preto e região.

- Na Unidade Hospital São Francisco, poderá vivenciar as normas de "Acreditado Pleno", certificado concedido pela ONA - Organização Nacional da Saúde, que atesta a segurança na realização dos procedimentos e a qualidade nos serviços. Essa unidade foi a primeira no Estado de São Paulo e a nona do país a receber a certificação.

- Unidades anexas a hospitais.
. Documenta Hospital São Francisco (Ribeirão Preto)
. Documenta Sinhá Junqueira (Ribeirão Preto)
. Documenta Hospital Netto Campello (Sertãozinho)


O aperfeiçoando ainda tem acesso a toda a estrutura do Centro-RDI.
Clique em confira: www.centrordi.com.br